A importância da direção defensiva


Mais do que qualquer coisa, dirigir de forma defensiva é planejar suas ações no trânsito de forma a prevenir e evitar acidentes – independentemente das condições externas. Isso inclui o planejamento do percurso que será feito, do princípio ao fim e com todos os detalhes.

Comportamentos expressam princípios e valores que a sociedade constrói e referenda e que cada pessoa toma para si e leva para o trânsito. Os valores, por sua vez, expressam as contradições e conflitos entre os segmentos sociais e mesmo entre os papéis que cada pessoa desempenha. Ser “veloz”, “esperto”, “levar vantagem” ou “ter o automóvel como status”, são valores presentes em parte da sociedade. Mas são insustentáveis do ponto de vista das necessidades da vida coletiva, da saúde e do direito de todos. É preciso mudar.

Mudar comportamentos para uma vida coletiva com qualidade e respeito exige uma tomada de consciência das questões em jogo no convívio social, portanto, na convivência no trânsito. É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar a um trânsito mais humano, harmonioso, seguro e justo.

Os acidentes de trânsito resultam em danos aos veículos e suas cargas e geram lesões em pessoas. Nem é preciso dizer que eles são sempre ruins para todos. Mas Você pode ajudar a evitá-los e colaborar para diminuir:


  • O sofrimento de muitas pessoas, causado por mortes e ferimentos, inclusive com sequelas físicas e/ou mentais, muitas vezes irreparáveis;
  • Prejuízos financeiros, por perda de renda e afastamento do trabalho;
  • Constrangimentos legais, por inquéritos policiais e processos judiciais, que podem exigir o pagamento de indenizações e até mesmo a prisão dos responsáveis.

Os conceitos de direção defensiva ajudam o motorista a prevenir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. A Hunter´s separou alguns deles, confira:

Dirigir sempre com atenção, para poder prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes. Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando tensões;

Procure manter os calcanhares apoiados no assoalho. Para frear com segurança, é preciso estar atento!

Utilize calçados que fiquem bem fixos a seus pés, para poder acionar os pedais rapidamente e com segurança;

Coloque o cinto de segurança, e de maneira que ele se ajuste firmemente a seu corpo. A faixa inferior deve passar pela região do abdome e a faixa transversal, sobre o peito, e não sobre o pescoço;

Fique em posição que permita ver bem as informações do painel e verifique sempre o funcionamento de sistemas importantes, como, por exemplo, a temperatura do motor.

Ingerir bebida alcoólica ou usar drogas, além de reduzir a concentração, afeta a coordenação motora, muda o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação.

Outros fatores que reduzem a concentração, apesar de muitos não perceberem isso, são:


  • Usar o telefone celular ao dirigir, mesmo que seja pelo viva-voz;
  • Assistir televisão a bordo ao dirigir;
  • Ouvir aparelho de som em volume que não permita ouvir os sons do seu próprio veículo e dos demais;
  • Transportar animais soltos e desacompanhados no interior do veículo;
  • Transportar no interior do veículo objetos que possam se deslocar durante o percurso.

Fonte: http://www.anfavea.com.br/portaldotransito.com.br